quinta-feira, 19 de maio de 2011

Me Abre Ela Diss

Novo projeto de Felipe Ricotta, o Kiabbo do 15 Minutos

Artista, empresário, produtor, gravadora e assessor de si mesmo, este é Felipe Ricotta, o Kiabbo, do finado 15 Minutos, programa da MTV. O músico e escritor, esteve visitando uma série de cidades do nordeste para divulgar o seu mais novo projeto “Me Abre Ela Diss”. Sob o pseudônimo de James Ricotsky, compôs diversas músicas, todas instrumentais, feita em um sintetizador Roland V Synth GT 2.0 e disponibilizou todos os seis álbuns, do projeto, para download na internet, ou ao preço de uma moeda, comprando o flyer que, de acordo com o próprio artista, é o disco físico.

Segundo Felipe o nome do projeto surgiu de um sonho. “Eu estava sonhando com coisas que nem lembro bem, só sei que acordei, peguei um spray e escrevi na geladeira ‘Me Abre e Ela Diss’. Mas também pode ser interpretado como o tempo na geladeira que a MTV me deixou.”, conta o artista. O lançamento aconteceu nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e em Itajubá, os shows tinham participação de DJ’s conhecidos, bandas, humoristas, atores, promoters, convidados e tudo foi registrado em um documentário.

A idéia de vender a preço de moeda seu trabalho tem sido o sustendo de Felipe. “Se for para pensar, eu talvez ganhe até mais vendendo meu trabalho assim, diretamente, do que por intermédio de uma gravadora. A porcentagem que o artista ganha da venda do seu disco é mínima, as gravadoras que ficam com a maior parte.”, conta.

Passar nas cidades e conhecer o seus movimentos culturais é o principal objetivo dessa turnê de divulgação. “Eu viajo sem instrumento, a idéia é conhecer as cidades, para quem sabe numa segunda visita eu possa me apresente.”, disse o músico. Ele que em passagem a Natal, discotecou em um bar da cidade.

Carreira

Felipe esta preparando seu quinto trabalho. Além do projeto “Me Abre Ela Diss”, também tem uma banda chamada Máquina Berradora, onde as músicas são improvissadas na hora do show.

A Música Internet

A internet tem proporcionado aos artistas, principalmente os novos, oportunidades de lançar seu trabalho no mercado para que todos possam conhecê-los a nível internacional por um custo baixíssimo ou quase nenhum. A criatividade e inovação dos artistas, é o que dita o valor de seu produto. As gravadoras, o produtor, o assessor de imprensa, não são mais obrigatórios. Uma conta em blog ou sites de relacionamento voltado para a música, como Myspace ou LastFm servem de plataforma divulgadora para as ações dos artistas.

A banda britânica Radiohead em 2008 lançou o álbum “In Raibowns” pela internet, a pessoa pagava o preço que achava que deveria pagar por aquele produto e recebia uma senha para baixar o disco no formato de arquivo de música digital (mp3) ou também tinha a possibilidade de comprar o disco físico, com encarte, cd e caixa. A idéia pioneira inspirou outros artistas como o próprio Felipe Ricotta.

Fama e Polêmica

Com o personagem mascarado de Kiabbo, no programa 15 Minutos da MTV ao lado do humorista Marcelo Adnet, ganhou popularidade. As matérias engraçadas e bem humoradas feitas para o seu blog, sem nenhum compromisso, ganharam, fama e assim ele foi contratado pela MTV Brasil. Uma das exigências de Felipe era de não mostrar seu rosto, temendo que isso pudesse comprometer a sua carreira artística, a emissora insistiu que ele tirasse a máscara, porém o artista negou-se e como o mesmo disse “fiquei na geladeira”.

O humor para o artista era só uma forma de brincar, ele não pretendia levar a diante. “O humor é muito raso, você ri naquele instante e acaba. Penso que trabalhar com música e escrita é mais interessante e mais profundo e durador”, conta.

Felipe trajando uma camiseta pelo aveso, com seus grandes óculos escuros, seguiu viagem rumo a João Pessoa, Recife e outras capitais do nordeste, vendendo seu trabalho em troca de moedas e comprando o pão de cada dia: artista igual a mendigo.

P.S.: link para download do álbum aqui.

Leila de Melo:
Leila de MeloAquela garota que canta no chuveiro, agrada cachorros de rua, dorme em horário de aula e solfeja música clássica na hora do jantar | Estudante de jornalismo| cinéfila| um ser humano que não vive sem música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...