domingo, 24 de abril de 2011

Mix Tape [3] - Novos Talentos da MPB

Quanto mais ouço música gringa, mais me interesso pela música brasileira, nada contra a galera lá de fora não, eu curto, mas a profusão rítmica e a poesia "made in Brazil" são únicas e geniais. Bem, em todo caso, o lance é o seguinte, uma galera talentosa e criativa vem lançando diversos trabalhos com distintas influências, enriquecendo (ainda mais) a música popular brasileira e esse post é justamente para manter, você leitor, antenado.

Em meados dos anos 90 muitos cantores/compositores nordestinos, que há muito tinha se radicado no sudeste, enfim, tiveram sua vez no mercado "mpbístico", a exemplo de Zeca Baleiro, Lenine e Chico César. Esses artistas, bem como uma seleta safra de cantores (as) e bandas tais como: Arnaldo Antunes; Cássia Eller; Zélia Duncan; Rita Ribeiro; Adriana Calcanhotto; Marisa Monte, posteriormente: Ana Carolina; Vanessa da Mata; Bebel Gilberto; Los Hemanos, etc; deram forma a uma nova mpb.

A irreverência de Cibelle
O Rio de Janeiro, reduto do samba, da boemia, da bossa nova, viu florescer uma das mais belas vozes do país, a jovem Marisa Monte, que viria a se tornar a cantora mais importante de sua geração. Hoje, nos salões e gafieiras a Orquestra Imperial e seus componentes: Domênico Lancellotti; Kassin; Rodrigo Amarante; Nina Becker; Pedro Sá; Max Sette; Rubinho Jacobina; Moreno Veloso; Thalma de Freitas; juntos ou separados são sinônimos de qualidade. Ainda da cidade maravilhosa, temos Marina de La Riva; Mart'nália; a potiguar-carioca, Roberta Sá.


A doçura de Tiê
São Paulo, além das emergentes bandas de rock, vê-se hoje, também, repleta de novos cantores, cantoras, compositores a exemplo de: CéU; Cibelle; Mariana Aydar; Ana Cañas; Luísa Maita; Rodrigo Campos; Marcelo Jeneci; Tulipa Ruiz; Tiê; Thiago Pethit; Mallu Magalhães; Maria Gadú; Filipe Catto. Essa onda, tem nome "os Novos Paulistas", tem artista por aí que não curte muito o rótulo, mas o fato é que todos têm no mínimo um disco lançado e com ótimas críticas, por sinal.

Marcelo Jeneci: Romantismo em música
Fora do eixo Rio-São Paulo, temos espalhados por todo o país diversos artistas interassantissimos, como os cuibanos do Vanguart e Macaco Bong; o samba-rock do gaúcho Thiago Corrêa; os rock "regional" dos piauienses do Variduaté; o folk da cantora e compositora mineira, Roberta Campos; os paraibanos do Cabruêra, só para citar alguns.

E para não dizer que fiquei só no falatório, eis uma Mix Tape para que você, leitor, possa ouvir e tirar suas próprias conclusões.

Mix Tape - MPB


[86.45 MB]

01 Felicidade (Marcelo Jeneci/ Feito Pra Acabar - 2010)

Musicista e compositor que já tocou ao lado de grandes artistas, a exemplo de Vanessa da Mata, Chico César e Arnaldo Antunes, mas só ano passado lançou-se em carreira solo. Suas composições são cheias de romantismo e de melodias ricas. Acompanhado dos vocais de Laura Lavieri, fez um dos melhores álbuns dos últimos anos.

02 Alento (Luísa Maita/ Lero-Lero - 2010)

Cantora e compositora paulista, Luísa já teve músicas gravadas por Mariana Aydar e Virgínia Rosa; fez participação no álbum do seu parceiro musical Rodrigo Campos e enfim em 2010 saiu seu álbum de estréia, "Lero-Lero". E não se engane, você já ouviu-a cantar ao menos uma vez, ela compôs o jingle deste comercial.

03 Efêmera (Tulipa Ruiz/ Efêmera - 2010)

Tida pelos críticos de plantão como a nova "musa" da música brasileira, a filha de musicista, depois de muito testar seu repertório ao vivo, fez sua estréia em 2010. O disco lhe rendeu as primeiras posições de diversas listas de melhores do ano (inclusive na minha), sua voz é de uma delicadeza e lipidez e suas composições narram seu cotidano com pitadas de bom humor.

04 Tranquilo (Bebel Gilberto e Orquestra Imperial/ Momento - 2007)

Bebel Gilberto, nasceu em berço (musical) de ouro, filha de João Gilberto, e da cantora Miucha, é sobrinha de Chico Buarque. Têm quatro discos lançados, o mais recente "All in One" de 2009. Sua "nova" bossa nova pode ser ouvida tanto em inglês com em português. Nesta faixa em questão, contou com a participação dos amigos da Orquestra Imperial.

05 A Menina e o Cachorro (Ana Cañas/ Hein? - 2009)

Cantora e com positora paulista, começou a carreira tocando hits do jazz no luxuoso hotel Fazzano. Têm dois discos lançados "Amor e Caos" (2007) e "Hein" (2009); o primeiro mais jazzistico, teve a regravação da música "Coração Vagabundo", em trilha de novela; o segundo mais rock roll, produzido por Liminha, que considero o melhor até então, também entrou em trilha de novela, com a balada "Esconderijo".

06 A Chave (Bárbara Eugênia/ Journal de BAD - 2010)

Cantora e compositora carioca, radicada em São Paulo. É tradutora de textos, já foi garçonete, mas foi na música que encntrou-se, suas músicas tratam de suas relações amorosas, num misto musical que bebe do rock ao brega. Seu álbum de estréia, lançado ano passado, contou com a luxuosa participação de Tom Zé na faixa "Dor e Dor".

07 Manhã Azul (Mariana Aydar/ Peixes Pássaros Pessoas - 2009)

Paulistana, filha da empresária Bia aydar e do musicista Mario Manga, Mariana, entrou no meio da música, porque gostava de dançar. Já participou de banda de forró; em carreira solo sua música é calcada no samba, com dois álbuns lançados, o disco de estréia, "Kavita 1" lhe rendeu elogios da crítica especializada. "Manhã Azul", do segundo álbum, é talvez umas das composições mais lindas que já ouvi nos últimos anos.

08 Samba de Amor e Ódio (Roberta Sá/ Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria - 2007)

Roberta Sá nasceu em Natal, mas criança foi morar no Rio de Janeiro, ganhou notoriedade ao participar da primeira edição do programa Fama (Tv Globo). Têm quatro álbuns lançados: "Braseiro" (2005); "Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria" (2007); "Pra Se Ter Alegria" (ao vivo - 2009) e "Quando o Canto é Reza" (com o Trio Madeira). Todos os seus trabalhos são dignos de nota, vale conferir a discografia inteira da moça de voz suave.

09 A Onda (Validuaté/ Alegria Girar - 2009)

"Validuaté: deformação de seis caras do terceiro mundo nordestino", é assim que os piauienses dessa que é uma das bandas mais interessantes que conheci nos últimos anos, se define. O grupo tem um trabalho anterior, "Pelos Pátios Partindo em Festas" (2008). O som: as desilusões amorosas em riffs de guitarra a lá brega e batidas regionais, com letras divertidas e românticas.

10 Na Massa (Davi Moraes/ Papo Macaco - 2003)

Guitarrista renomado, filho de Moraes Moreira, já tocou com Caetano Veloso, Vanessa da Mata, Marisa Monte e (infelizme, porque ninguém é perfeito) Ivete Sangalo, com quem já foi casado. Em trabalho solo, têm dois álbuns "Papo Macaco" (2003) e "Orixá Mutante" (2004). Recentemente, Davi esta se arriscando como produtor musical.

11 A Grande Preocupação (Thiago Corrêa/ A Grande Preocupação - 2009)

Cantor, compositor e produtor musical gaúcho. Thiago ganha a vida como autor de jingles publicitários e possui um projeto extremamente criativo em que remixa músicas gringas famosas em versões samba-rock. Ano passado lançou seu segundo trabalho, "The Beauty of Summer - África". Suas letras são extremamente inteligentes, com mensagens e críticas sociais, no gingado samba-rock a lá Jorge Ben Jor.

12 Bubuia (CéU/ Vagarosa - 2009)

CéU, cantora e compositora paulista, lançou seu primeiro disco homônimo em 2005 primeiro fora do país, a estréia lhe rendeu críticas elogiosas da imprensa estrangeira, em seguida veio o lançamento nacional e o sucesso, aqui também. "Lenda", primeiro single, foi trilha de novela. Suas influências são das mais diversas, reggae, samba, jazz, dub e tudo isso junto formando algo novo.

13 Sapato Azul (Cibelle/ Las Vênus Resort Palace Hotel - 2010)

Tropicalismo; música experimental; samba; rock; música eletrônica; junte tudo isso e acrescente uma voz linda e uma critividade infinita, feito isso, jogue purpurina e plumas por cima, pronto, agora tens Cibelle! Uma das minhas cantoras favoritas, cada disco é um deleite! Essa paulista radicada em Londres, é muito mais conhecida e reconhecida na gringa, que aqui. Possui três álbuns: "Cibelle" (2003); "The Shine Of Drie Eletric Leaves" (2006) e "Las Venus..." (2010).

14 Saga (Filipe Catto/ Saga EP - 2009)

Cantor e compositor gaúcho, de voz única, com apenas um EP divulgado online, já ganhou a atenção da crítica. Suas influências das mais diversas, indo do tango, ao samba; suas composições passionais, dramáticas, quase teatrais, são de uma inquietude e amor (ou ódio) ao primeiro contato.

15 Varrendo a Lua (Roberta Campos/ Varrendo a Lua - 2010)

Cantora e compositora mineira, que reside atualmente em São Paulo. Teve sua estréia de forma completamente autoral e independente com o álbum "Para Aquelas Perguntas Tortas" (2008), que após assinar contrato com a gravadora Deckdisc, relançou-o sob novo título, "Varrendo a Lua", com apenas dez faixas. Sua voz tímida e seu violão folk são um convite para os fãs do gênero.

16 Quinto Andar (Tiê/ Sweet Jardim - 2009)

Cantora e compositora pauslita, sua estréia em 2009 ia na contramão da música brasileira, sua voz curtinha e baixinha, seu violão com poucas notas e justamente por isso logo chamou atenção de todos. Recenemente a cantora lançou seu segundo disco, "A Coruja e o Coração" (2011) que segue a linha folk.

17 Fuga N°1 (Thiago Pethit/ Berlim Texas - 2010)

Cantor e compositor paulista, com influências folk, de chanson francesa, de voz agradável, lançou este ano seu álbum de estréia, "Berlim Texas". Pode soar um tanto Yann Tiersen, meio Beirut, meio Tom Waitts, bem como Tiê, Pethit faz um som mais folk.



Leila de Melo:
Leila de MeloAquela garota que canta no chuveiro, agrada cachorros de rua, dorme em horário de aula e solfeja música clássica na hora do jantar | Estudante de jornalismo| cinéfila| um ser humano que não vive sem música.

4 comentários:

  1. Adorei o Blog... baixei o mix tape e curti muito, obrigado por compartilhar... ah, tomei a liberdade de começar a seguir vocês. Como dizem aqui no Japão: Yoroshiku Onegaishimasu...

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia: Tulipa Ruiz e sua voz doce, com melodias maravilhosas.
    Ana Cañas e Tiê.

    Perfeita pela seleção de música, Leila.

    365filmes1ano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Curti esse cd, não conhecia o blog, nem lembro como vim parar aqui mas gostaria de mais desses. Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Ótima seleção! Fiquei muito surpreso e feliz por encontrar aqui a Validuaté (Banda que adoro), sem falar na Tiê e o Jeneci! Talvez você ainda não tenha ouvido, mas te indico as bandas "Os Barcos", "Maglore" e o "Marcio Biaso".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...